google-site-verification=LG2c6Uo5JYeu7rATOMAuUXbSx-ZwzU-Gcq4-1TwKV6M Comprar Agora




Olá!


Como interpretar textos dramáticos, como encontrar o "tom" certo da personagem é sempre uma dúvida recorrente dos meus alunos de interpretação e criação da personagem.


Por isso fiz este vídeo com algumas dicas preciosas para você que tem dúvidas sobre isso e não sabe por onde começar.


Neste post, vou falar um pouco sobre as nuances que precisamos criar para dar "colorido" a um texto que está sendo estudado.


Estou falando das modulações que usamos para fugir daquele vício recorrente, que a gente que é do meio costuma chamar de "monocórdio", de "cuspir o texto", de falar as frases usando a mesma entonação.


Textos dramáticos não são fáceis de interpretar. Achar o melhor tom para cada frase, para cada respiração da personagem é um desafio, principalmente para os mais inexperientes.


Não existe uma forma certa ou errada de interpretar, o que existe é a verdade da personagem que é externada pela atriz ou ator que está dando vida a cena.


Transmitir verdade, é a capacidade que alguém, que está atuando em um papel, tem de convencer o espectador de que a cena que ele está assistindo é real.


Quando interpretamos é importante perceber, entender que em um momento de estresse, em uma situação onde uma pessoa vive um determinado tipo de sentimento, de pressão psicológica, a mente não funciona de forma linear. Então, não é como se fosse contada uma história com início meio e fim.


Em uma situação real, os pensamentos vêm em turbilhões, surgem como uma avalanche.


Uma situação de stress pode começar no pico e depois ter nuances diferenciadas alternando momentos de passividade ou calma com novos momentos de tensão e, em alguns casos, até Fúria.


Já em outras ocasiões, as reações começam de forma branda, com nuances desconexas, onde o pico, o ápice da discussão pode acontecer tanto no meio quanto no fim.


É necessário trabalhar todos estes aspectos para conhecer a fundo os sentimentos da personagem, e construir a cena da forma mais verossímil possível, para que o espectador acredite nos sentimentos da personagem.


Essa foi a dica de hoje para ajudar você a encontrar o tom certo da sua personagem. Pratique, leia textos diversos e experimente. A experienciação é a melhor forma de aprendizado para quem que dominar a arte de representar.


E se você ainda não viu os textos para testes de elenco aqui do site, eu sugiro que você dê uma passadinha pelas páginas, tem bastante material de estudos pra você.


MONÓLOGOS 1

MONÓLOGOS 2

DIÁLOGOS


E, se você quer receber mais dicas como essa, se inscreva no site para receber as notificações das novas postagens.


Outra ótima forma de estar por dentro das minha dicas e me seguindo nas redes.


Clica nos links aqui embaixo e não perca nenhuma das minhas dicas que vão fazer você DOMINAR A CENA.


Me segue lá!


Instagram

Facebook

Twitter

Youtube


Atualizado: Out 4



Preste sempre muita atenção ao que acontece ao seu redor. Criar personagens faz parte da rotina de uma atriz ou ator e não há nada mais divertido do que fazer estas experimentações.


É claro que, quanto mais exercício melhor, quanto mais tempo de carreira tivermos, mais prática em encenar personagens vamos ter, mais qualidade teremos de interpretação.


Mas pra quem está em início de carreira, nem sempre é possível estar nos palcos ou nos sets de filmagem o tempo todo. E aí vem o dilema.... "como vou adquirir experiência sem estar em cena"?


Sabemos como é difícil descobrir onde estão os testes. Quando eles aparecem, a concorrencia é grande e quem tem mais experiência acaba ficando um passo à frente de quem está iniciando.


Então, como se preparar adequadamente para um teste se para ter experiência é preciso estar em cena e quem está começando tem mais dificuldade em conseguir trabalho?


Parece até um circulo vicioso difícil de quebrar...


E é justamente esta dica que dou no vídeo, de como quebrar esse círculo vicioso aproveitando as poucas oportunidades que aparecem no início da carreira mostrando pros selecionadores que você DOMINA A CENA!


Como adquirir experiência?


Como falo no vídeo:


"A experiência é sempre essencial mas a experiência a gente também adquire exercitando com a gente mesmo. E, a chave para você conseguir fazer boas personagens é você entender como que você cria uma personagem.


O melhor laboratório que a gente tem é o nosso dia a dia. A gente pode encontrar inúmeras personagens maravilhosas só no nosso caminho.


Por exemplo: você olhando pela janela ou olhando pelo portão, você corre o risco de encontrar uma inspiração para uma personagem.


Eu chamo de laboratório diário isso.


Então, normalmente quando eu tô andando pelos lugares, quando eu viajo para lugares diferentes... porque você encontra pessoas com sotaques diferentes, com comportamentos diferentes, culturas diferentes e isso você vai agregando


Isso é um olhar importante que a gente tem que ter. Quem trabalha com cinema, com a arte, teatro e na TV também, tem que ter esse olhar."


Este é o olhar diferenciado que todo grande artista tem. E, como quase tudo na vida, se adquire com a prática diária, o exercício diário.


E como essa prática acontece?


Observando, experimentando, criando...


Pode ser repetindo alguma situação que foi presenciada nessas observações na frente do espelho, pode ser gravando pequenas cenas de improviso no celular, baseadas nessas observações, e se auto analisando... Escrevendo uma cena ou replicando situações cotidianas...


Basta usar a criatividade.



Aqui no site eu disponibilizo alguns textos para testes de elenco. Sinta-se à vontade para usá-los. Você pode acessá-los através dos links que estão aqui embaixo!




Textos para testes de elenco - Monólogos


Textos para testes de elenco - Diálogos




Gostou do artigo?


Então compartilhe com seus amigos e mãos à obra, o sucesso te espera!



#ranahtesch

#domineacena

#criaçãodapersonagem

#teatro

#Cinema

#cinemabrasileiro

#TV

#atriz

#ator


NOME E LOGO RANAH 1 S FUNDO.png
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • cone-de-telegrama-by-vexels
Assine nossa Newsletter!